Sporting procura alcançar Vitória... em troféus


O Vitória de Setúbal, um dos principais carrascos leoninos dos últimos tempos - e com histórico de 2 vitórias e 2 empates em duelos nesta prova -, é candidato a... chegar ao segundo título na Taça da Liga, competição que o Sporting ainda não venceu!

Os Sadinos são mesmo o "quarto grande" em número de finais de taças em Portugal, disputando hoje a sua 12ª final!

Os comandados de José Couceiro procuram replicar, em Braga, a estratégia implementada no recente jogo do campeonato. Com uma defesa compacta, em bloco baixo e muito solidário, Trigueira ou Cristiano terão todas as condições para adiar ou mesmo impedir a finalização do adversário. No meio-campo, os promisaores Podstawski e Pedrosa terão o duplo papel de condicionar a criação de Bruno Fernandes e companhia, ao mesmo tempo que iniciam - alternadamente - a transição defesa/ataque; mas é Costinha o mais influente do sector, um jogador à semelhança de Héctor Herrera, pela sua capacidade de pressão/recuperação, pela simplicidade de processos ofensivos e pela velocidade de condução de bola. Na frente, João Amaral tem liberdade para deambular à procura de espaços para criar desequilíbrios, combinando com um Gonçalo Paciência cada vez mais completo, aliando a relação com a bola de sempre, com uma concentração e relação com o golo nunca antes vista.

Do lado dos Leões, Gelson Martins é baixa de vulto. Jorge Jesus praticamente não poupou o extremo em todas as competições e agora ver-se-à forçado a abordar esta final - e os próximos jogos - sem o seu principal desequilibrador. Perante esta ausência, é provável que o treinador verde e branco opte por acrescentar a classe de Bryan Ruiz - marcou, com toda a frieza, o penalti decisivo frente ao FC Porto -, mas eu iria mais longe e subtrairia o ultimamente apagado Acuña e o desgastado Bruno Fernandes, promovendo Podence ou Bruno César. O argentino e, sobretudo, o português ex-Sampdória seriam armas importantes a lançar durante o jogo.

Conseguirão os Vitorianos fazer história? Ou serão os Leões a ganhar o primeiro título e um importante balanço para o campeonato?